Blog com de mostrar o progresso do projeto de fisica.

segunda-feira, janeiro 15, 2007

Postagem do Formulac.

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA
DE MINAS GERAIS

LACTEA
LABORATÓRIO ABERTO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA,EDUCAÇÃO E ARTE



FORMULÁRIO DE DESCRIÇÃO DE PROJETO



1. TÍTULO DO PROJETO:

Mini Balão Inflável


2. EQUIPE:

Professores
Depto./Coord.
Tel/mail p/ contato
Assinaturas
Prof. Orientador/Coord. do Projeto:
1.



Prof(s). assistentes/colaboradores:
2.
3.



Aluno(s) participante(s)
Curso/Turma


1.




Técnico(s) Administrativo(s) colaborador(es)
Depto./Coord./Setor


1.
2.





3. SITUAÇÃO – PROBLEMA


Projetar um balão de proporções reduzidas, realizando sua elevação através de um sistema composto por um motor e uma série de resistências que ao serem aquecidas, provocam um aumento na temperatura dentro do mini balão, fazendo com que o ar dentro do mesmo fique menos denso, o que acarreta na inflagem e posteriormente na ascensão do protótipo.










4. OBJETIVOS DO PROJETO – Gerais e Específicos.
(O que você pretende com o projeto, finalidades e público alvo. Inclui a explicitação dos produtos concretos que se pretende alcançar).
4 a. Objetivos Gerais
Desenvolver diversos aspectos, dentre os quais podemos destacar: análise de projetos, trabalho em grupo e cumprimento de metas estabelecidas.

4 b. Objetivos Específicos
Elaborar uma análise em relação á produtividade e custo benefício do produto, tornando viável a construção do mesmo. No caso específico, o protótipo enfoca-se tanto ao balonismo quanto a indústria de brinquedos.




5. JUSTIFICATIVA:
(Descreva as motivações para a realização deste projeto, as suas expectativas, as dificuldades esperadas, as alternativas possíveis de solução dos problemas, os elementos de apoio e recursos bibliográficos que poderão ser utilizados, etc).
Os integrantes do grupo se interessaram pela idéia d construir um balão inflável utilizando componentes elétricos. O grupo espera encontrar dificuldades para fazer com que a resistência aqueça suficientemente para inflar o balão e consequentemente faze-lo voar.






METODOLOGIA (MATERIAL E MÉTODOS)
(Descreva de forma sucinta os métodos de trabalho e os materiais que serão utilizados no desenvolvimento do projeto)
Reunião - Decidir o que fazer.
Pesquisa - Decidir matérias: Balão de nylon e um sistema composto por um motor e uma série de resistências.
Projeto – Fazer cálculos necessários e desenhos.
Construção e Testes – construir e testar o protótipo.



ETAPAS
(Descrição das etapas - metas intermediárias - do trabalho a ser desenvolvido, ao fim das quais se atingirá o(s) objetivo(s) pretendidos. Inclui a indicação das formas de avaliação intermediária dos resultados alcançados ao final de cada uma delas. Inclui também a indicação das pessoas ou setores/coordenações que se responsabilizarão pela avaliação indicada).









ETAPAS
Critérios e Instrumentos de Avaliação:
Formulários e Cronogramas para acompanhamento do projeto
Avaliadores:
Professor Paulo e bolsistas do laboratório .


1. Reunião
2. Pesquisa
3. Projeto
4. Construção e Testes
5. Redação do Relatório
6. Apresentação do trabalho




8. CRONOGRAMA DE TRABALHO:
(Indique as etapas - títulos - e as respectivas datas previstas de início e fim)

ETAPAS

INÍCIO
FIM
1. Reunião 1/11/2006 - 19/11/2006
2. Pesquisa 27/11/2006 - 4/12/2006
3. Projeto 5/12/2006 - 31/10/2007
4. Construção e Testes 1/02/2007 - 28/02/2007
5. Redação do Relatório 1/03/2007 - 10/03/2007
6. Apresentação do trabalho 13/03/2007 - 20/03/2007

9. ORÇAMENTO: O GRUPO NÃO POSSUI ORÇAMENTO AINDA.
(Recursos financeiros demandados. É importante indicar apenas os recursos que sejam imprescindíveis. Na coluna Fonte indique se já existem fontes comprometidas - quais? - ou onde se pretende a obtenção desses recursos. Tais recursos poderão ser solicitados junto aos próprios departamentos / coordenações que apoiam o projeto, ou poderão ser providenciados através de patrocínios e outras formas de apoio como sejam os programas de apoio ao desenvolvimento de projetos de pesquisa científica e tecnológica).

Itens

Descrição/Justificativa
Valor(R$) Estimado
Fonte
9.1. CUSTEIO
Servs.de terceiros:
pessoa física






Servs.de terceiros:
pessoa jurídica






Material de Consumo






Outros






9.2. CAPITAL
Material
Permanente






Equipamento








SOMA







Belo Horizonte,








LACTEA
LABORATÓRIO ABERTO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO E ARTE

FORMULÁRIO DE DESCRIÇÃO DE PROJETO - ANEXO


“Quando a razão se junta à natureza e se confunde com ela, forma-se a prática”. R. Tagore


Para o processo de desenvolvimento de projetos científicos/tecnológicos por parte dos alunos, tanto no nível do ensino médio quanto no nível dos cursos de graduação, pode ser útil e esclarecedor pensar nos tipos possíveis de projetos ou trabalhos práticos a serem realizados.

O LACTEA, cuja origem está ligada à realização da META: Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações no CEFET-MG (apresentação de projetos e trabalhos práticos desenvolvidos por alunos de seus cursos técnicos de 2º grau e cursos de engenharia, em atividades voluntárias e extra-curriculares), tem procurado distinguir os diversos tipos de projetos/trabalhos práticos segundo as 3 (três) categorias seguintes: didáticos (ou explicativos); construtivos (ou inventivos); de investigação (de aplicação explícita dos chamados métodos científicos. (Anteriormente a essa categorização, os trabalhos eram agrupados por área de conhecimento ou de especialização tecnológica).

Os trabalhos de natureza didática seriam aqueles voltados para o objetivo de identificar o “como funciona” determinado sistema, procurando-se ilustrar, aplicar, mostrar, revelar, os princípios científicos de funcionamento de certos objetos, máquinas, mecanismos. Esse tipo de trabalho pode levar (embora não seja imprescindível) à descoberta de algum tipo de contribuição, por mais simples que seja, para a melhoria daquele objeto de estudo - e isto vem a significar o processo que atualmente tem se denominado de “reengenharia”. (Exemplo da pergunta básica para esse tipo de trabalho: O que é e como funciona um Tubo de Pitot? Em que situações e para que finalidades ele é utilizado? Exemplo da perspectiva que pode ocorrer: Posso contribuir em algo para a sua melhoria e/ou para propor a sua utilização numa nova situação?).

Os trabalhos do tipo construtivo referem-se à iniciativa explícita de construir algo já com objetivos de introduzir alguma inovação, propor uma solução inusitada, apresentar algo com uma dimensão de inventividade, seja na função, seja na forma, seja no processo, seja na proposição de soluções alternativas e de materiais alternativos. (Note-se que, à diferença do projeto do tipo didático, neste caso o projeto tem como objetivo principal a proposição de algo inusitado).

Os trabalhos na área de investigação seriam aqueles primordialmente voltados para o desenvolvimento de pesquisa com base na metodologia da pesquisa científica, formulando-se perguntas básicas de pesquisa em torno de problemas e situações do mundo científico, tecnológico ou do cotidiano, visando-se à maior compreensão acerca dos mesmos e à indicação de possíveis soluções.

Devemos ter em conta que não é possível a realização de um projeto numa determinada categoria que não contenha nenhum dos elementos integrantes também das outras categorias. Portanto, podemos dizer que essas categorias não são ortogonais entre si. A designação de uma determinada categoria diz respeito aos elementos que predominam fundamentalmente na mesma.

As quatro categorias apresentadas não excluem a proposição de outras. Os grupos de alunos que se interessarem poderão adotar outro tipo de categoria, descrevendo-a e indicando os aspectos que a distinguem fundamentalmente das primeiras.




4 Comments:

Blogger Paulo Cezar S. Ventura said...

Caros alunos
O trabalho está atrasado? O que está acontecendo? O blog de vocês não dá nenhuma ionformação sobre o que está acontecendo de fato com o projeto. Ao trabalho.
Paulo

10:36 AM

 
Blogger Paulo Cezar S. Ventura said...

O que está acontecendo com o projeto? O blog não dá nenhuma informação sobre o andamento do mesmo.
Paulo

10:38 AM

 
Blogger Paulo Cezar S. Ventura said...

O que está acontecendo com o projeto? O blog não dá nenhuma informação sobre o andamento do mesmo.
Paulo

10:38 AM

 
Blogger Paulo Cezar S. Ventura said...

Só isto?

11:48 AM

 

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